top of page

Jantar do Congresso na Quinta da Petisqueira

 

Restaurante

Avenida da Noruega

5000-508 Lordelo

Vila Real, Portugal

 

 

GPS

N 41º 18' 25.39"

W 7º 45' 22.79"

 

 

Contactos

+351 259 324 059

+351 967 838 114

+351 964 290 859

geral@quintadapetisqueira.pt

 

Informações Úteis

A cidade dispõe de uma vasta oferta de alojamento, sobre o qual poderá obter informações no respetivo link da CM Vila Real

 

Um pouco das histórias...

  • Vila Real

Situada numa área abençoada pela natureza, perto das majestosas Serras do Marão e do Alvão, nas confluências dos rios Corgo e Cabril, Vila Real é uma cidade transmontana, sede de concelho e distrito, e uma das mais importantes da província de Trás-os-Montes. 
Com vestígios arqueológicos de ocupação humana desde o Paleolítico, Vila Real foi desde cedo escolhida como habitação de diferentes povos, como atesta, por exemplo, o Santuário Rupestre de Panóias, indício de presença Romana. Com as invasões bárbaras e muçulmanas, Vila Real vai sofrendo um despovoamento gradual, voltando a ganhar importância em inícios da Idade Média, estando situada entre importantes nós rodoviários nortenhos, e, a partir do século XVII a instalação da Casa dos Marqueses faz com que muitos nobres da corte aqui se fixem. De facto, ainda hoje se podem observar numerosas pedras de armas que enobrecem as fachadas de muitos edifícios. 
Assim, são vários os pontos de interesse que esta cidade oferece, dona de um rico património, e de grande fervor religioso, como se pode observar nas Capelas da Misericórdia, de São Brás, na do Bom Jesus do Hospital, ou na Sé de Vila Real (de origem Dominicana, em estilo gótico tardio, cuja construção iniciou em 1424) ou nas Igrejas de São Pedro, do Bom Jesus do Calvário ou na dos Clérigos, uma interessante obra barroca, de autoria de Nicolau Nasoni. 
A natureza tem também um importante papel nesta cidade de paisagens ímpares, que dispõe de jardins e parques, como o Parque Natural do Alvão. 
A cultura, história e patrimónios locais não são esquecidos nos interessantes espólios museológicos de Vila Real, como nos Museus de Arqueologia e Numismática de Vila Real, no de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ou no Etnográfico de Vila Real. 
Ponto incontornável de interesse nacional é, a cerca de 3 Km da cidade de Vila Real, uma das mais notáveis jóias do Barroco português, com jardins de um romantismo clássico: o Palácio de Mateus. 
Terra de tradições bem marcadas, Vila Real é igualmente famosa pelo seu artesanato e costumes. O Barro Preto de Bisalhães, o linho de Agarez, a latoaria e a tecelagem da região são seculares produtos afamados e plenos de qualidade que têm passado de geração em geração. 
Em termos de gastronomia, esta cidade transmontana apresenta qualidade na sua mesa. As sopas, vitela e cabrito assados com arroz de forno, as tripas aos molhos, os covilhetes, a carne maronesa, a bola de carne e diversos enchidos são algumas das suas especialidades. A pastelaria é sobejamente conhecida e rica em doces conventuais, com pastéis de toucinho (ou cristas de galo) pastéis de Santa Clara, os pitos de Santa Luzia (feitos de doce de abóbora) e as tradicionais ganchas (doce de ovos e amêndoa). De facto, anualmente a 13 de Dezembro, as raparigas compram pitos para oferecer aos rapazes. Estes retribuem o presente a 3 de Fevereiro, dando ganchas às raparigas, simbolizando talvez «um gancho para apanhar raparigas com vontade de namorar».

Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-vila-real-15282

 

 

  • Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde

O Departamento de Desporto Exercício e Saúde integra a Escola de Ciências da Vida e Ambiente. Teve o seu início no ano lectivo de 1988/89, é uma estrutura jovem, inovadora e com grande dinamização da actividade Física e Desporto no Interior Norte e Norte do País. Com elevado prestígio no sector, entre diferentes linhas de acção tem preparado profissionais para a Educação Física, Desporto Recreação e Lazer e Reabilitação Psicomotora, com elevado sucesso nas suas áreas de intervenção. Esta realidade assenta na qualidade das instalações para a prática laboratorial e desportiva, condição que requer uma intervenção continuada na procura da excelência. O Departamento tem granjeado  prestígio científico e técnico tem permitido uma expansão nacional e internacional, seguramente colocando o Desporto - UTAD entre as melhores do género. Contudo, o seu maior potencial são as pessoas que nela laboram, envolvendo especialistas em áreas técnicas e científicas de suporte à educação física e desporto, reabilitação psicomotora e recreação e lazer. Praticamente todo o corpo docente e bolseiros integram centros de investigação destacando o CIDESD (http://www.cidesd.utad.pt/), onde se articulam toda a investigação científica nas diferentes vias disciplinares e realização de projectos captados nas mais variadas instituições.

O Departamento de Desporto desde o início teve três objectivos centralizadores actualizando-se com as novas procuras dos sistemas desportivo, educativo, reabilitação e recreativo. (Levar para a Escola o Desporto; levar para a Escola o Clube; levar para a Comunidade o Clube).

Nesta conjectura as saídas profissionais delineadas para as três licenciaturas, mestrados e curso de doutoramento, são: Habilitação própria para o ensino da educação física e desporto escolar; Carreira de Treinador em desportos individuais e jogos desportivos colectivos; Agente para o desenvolvimento envolvendo a gestão desportiva e quadros superiores de desporto para as autarquias; Técnicos especialistas em actividades ao ar livre e academias; Psicomotricistas – Reabilitação Psicomotora e Gerontologia.

Neste âmbito, o Departamento dá forma às competências técnicas e pedagógicas dos nossos alunos futuros profissionais, abarcando a Extensão Universitária da UTAD nas áreas definidas, mediante uma estrutura de especialidade designada por CATED - Centro de acompanhamento do treino e excelência desportiva. Esta procura oferecer aos alunos o desenvolvimento de competências em contexto pedagógico e científico controlado, oferecendo à comunidade uma diversidade de produtos em actividades físicas e desporto e saúde.

No âmbito da extensão universitária a nível Nacional e Internacional o pioneirismo está demonstrado no números de instituições internacionais com quem temos largas ligações de projectos através da circulação de professores e alunos.

 

Fonte: http://ecva.utad.pt/vPT/Area2/Departamentos/desporto/Paginas/default.aspx

 

 Facebook: https://www.facebook.com/utad.desporto.3?fref=ts

bottom of page